A inteligência artificial (IA) não é uma tendência nova, mas está cada vez mais presente no cotidiano das empresas, tendo um impacto inegavelmente crescente nas atividades de Marketing.
Apesar das preocupações com o desenvolvimento desta tecnologia, é importante lembrar que a IA ainda não substituiu os profissionais de marketing. A questão não é mais “pessoas versus tecnologia”, mas sim “aqueles que usam tecnologia e aqueles que não usam”.
Mas com tantas ferramentas novas, como podemos melhorar o Marketing escolhendo as melhores soluções?
Vamos trazer para você os benefícios dessa avalanche tecnológica no seu dia a dia e também algumas recomendações de ferramentas que prometem ser parceiras na estratégia.
1- Personalização avançada
Em postagens recentes da RYSE, destacamos a personalização aprimorada como uma das maiores tendências de 2024.
Com a IA, você poderá segmentar seus clientes com mais precisão usando métodos automatizados e análise de dados comportamentais.
Utilize esses dados para otimizar a jornada de compra – desde o primeiro ponto de contato, passando pela venda, até a fidelização do cliente. Por exemplo, você pode criar sequências automatizadas de e-mails ao longo da jornada do Cliente, onde eles são segmentados ao longo do tempo sem a necessidade de ação humana. Também poderá recomendar conteúdos, produtos ou serviços personalizados para que cada Cliente tenha uma experiência personalizada.
2- Desenvolvimento de campanha
Com o uso da Inteligência Artificial é possível analisar o desempenho das suas campanhas e ajustá-las em tempo real, permitindo a melhoria contínua.
Existem diversas oportunidades para incorporar essa tecnologia em suas campanhas, como:
Criar um teste A/B para diversas versões do seu anúncio e testar qual delas tem melhor desempenho;
Criar artigos e documentos utilizando Inteligência Artificial inovadora;
Pesquisa automática de palavras-chave;
Analise os concorrentes;
Integrar o uso desta tecnologia em suas campanhas para aumentar as taxas de conversão.
3- Atendimento rápido ao cliente
Otimize o atendimento ao cliente com ferramentas de marketing conversacional.
Com chatbots e assistentes virtuais, você pode responder às dúvidas dos clientes em tempo real, permitindo que eles obtenham a solução certa para seus problemas em qualquer etapa da jornada de compra.
Com essas soluções, você garante um atendimento rápido e eficiente, para não perder nenhuma oportunidade de Vendas.
4- Processo criativo
A interação homem e máquina traz enormes benefícios em termos de criação e produção de conteúdo.
Ao atribuir tarefas como pesquisar, escrever, explicar, enviar e-mails, resumir e discutir novas ideias à Inteligência Artificial, você pode se concentrar no pensamento estratégico, no pensamento crítico e no conhecimento autêntico.
Recomendações sobre ferramentas e inteligência artificial
Para apoiar as suas atividades de Marketing, recomendamos diversas ferramentas de IA que prometem ser verdadeiros parceiros:
SEO Writing Assistant: Semrush possui um motor de IA que permite melhorar seus textos e artigos para SEO e aumentar sua visibilidade nos motores de busca;
Co-piloto: o assistente virtual da Microsoft também integra o Bing Chat, utilizando IA Generativa. Com esta ferramenta você pode criar conteúdo, criar resumos, criar tabelas e criar imagens;
Whisper - Converta conteúdo de texto em vídeo com esta ferramenta de transcrição. Dessa forma, você pode criar conteúdo de vídeo usando postagens de blog e reutilizar seu conteúdo;
DANTE AI: Com esta ferramenta você pode criar chatbots pessoais para o seu negócio e integrá-los ao Whatsapp, Site e Slack ou Teams. Dessa forma, você pode manter uma comunicação em tempo real com seus clientes.
A inteligência artificial está aqui para ajudá-lo em pesquisas e tarefas rotineiras, para que você economize tempo e se concentre no pensamento estratégico e no planejamento.
Agora que você conhece seus benefícios, é hora de começar a usá-la como parceira, para aprimorar suas atividades de Marketing.