Os humanos contam histórias há muito tempo, seja para entreter, provocar emoções, vender ou criar conexões. Não há como negar que a arte de contar boas histórias tem muito a dizer, tanto no contexto pessoal como no profissional.
Devido ao poder das histórias para cada um de nós, o Storytelling é cada vez mais utilizado como um meio de aumentar a consciência e o reconhecimento corporativo.
Mais do que o fato de contar histórias, o Storytelling explora o poder que uma narrativa convincente e bem elaborada pode ter no envolvimento do público.
Como você apresenta seus produtos/serviços ao seus leads ou clientes? Não se trata simplesmente de explicar e apontar os benefícios, você deve criar uma história com a qual os clientes possam se identificar e estabelecer uma conexão pessoal, diferente de seus concorrentes.
É por isso que as empresas que utilizam uma estratégia qualificada de Storytelling em seus conteúdos e criativos, conseguem se diferenciar e conquistar uma boa posição no mercado. Isso não apenas fortalece relacionamentos, mas também pode gerar conversas interessantes e, por sua vez, trazer grandes conquistas para as organizações.
A melhor forma de captar a atenção do público é com abordagens que explorem suas necessidades e dores de forma sutil e personalizada. Neste sentido, quanto mais tempo uma comunidade passa a pensar num determinado produto/serviço, maior é a probabilidade de se tornar Cliente. Se a história for convincente, certamente promoverá emoções positivas e fará com que as pessoas tomem medidas, neste caso, comprando o produto/serviço.
Muitas vezes, nos mercados, os valores emocionais são negligenciados, porque vinculam a comunicação com algo lógico e racional. Porém, um estudo apoiado pelo Google, mostrou exatamente o contrário. De acordo com os dados apresentados, as empresas que vendem mais, são as que criam mais conexões emocionais.
Uma boa narrativa pode abrir a porta para ajudar uma empresa a se destacar de seus concorrentes. Ao comunicar ideias de forma original, única e inusitada, suas chances de ganhar credibilidade aumentam. Isto é verdade porque os clientes procuram marcas autênticas, inteligentes e, acima de tudo, humanas.
O grande segredo é responder aos desafios e torná-los o personagem principal da história. O discurso deve ser pessoal e relevante para o nicho em que atua, por isso exige certas habilidades. Dessa forma, podemos criar uma estratégia aderente que impactará os seus resultados.