top of page

Inovar na comunicação através de um bom Storytelling




Os humanos contam histórias há muito tempo, seja para entreter, provocar emoções, vender ou criar conexões. Não há como negar que a arte de contar boas histórias tem muito a dizer, tanto no contexto pessoal como no profissional.


Devido ao poder das histórias para cada um de nós, o Storytelling é cada vez mais utilizado como um meio de aumentar a consciência e o reconhecimento corporativo.


Mais do que o fato de contar histórias, o Storytelling explora o poder que uma narrativa convincente e bem elaborada pode ter no envolvimento do público.


Como você apresenta seus produtos/serviços ao seus leads ou clientes? Não se trata simplesmente de explicar e apontar os benefícios, você deve criar uma história com a qual os clientes possam se identificar e estabelecer uma conexão pessoal, diferente de seus concorrentes.


É por isso que as empresas que utilizam uma estratégia qualificada de Storytelling em seus conteúdos e criativos, conseguem se diferenciar e conquistar uma boa posição no mercado. Isso não apenas fortalece relacionamentos, mas também pode gerar conversas interessantes e, por sua vez, trazer grandes conquistas para as organizações.


A melhor forma de captar a atenção do público é com abordagens que explorem suas necessidades e dores de forma sutil e personalizada. Neste sentido, quanto mais tempo uma comunidade passa a pensar num determinado produto/serviço, maior é a probabilidade de se tornar Cliente. Se a história for convincente, certamente promoverá emoções positivas e fará com que as pessoas tomem medidas, neste caso, comprando o produto/serviço.


Muitas vezes, nos mercados, os valores emocionais são negligenciados, porque vinculam a comunicação com algo lógico e racional. Porém, um estudo apoiado pelo Google, mostrou exatamente o contrário. De acordo com os dados apresentados, as empresas que vendem mais, são as que criam mais conexões emocionais.


Uma boa narrativa pode abrir a porta para ajudar uma empresa a se destacar de seus concorrentes. Ao comunicar ideias de forma original, única e inusitada, suas chances de ganhar credibilidade aumentam. Isto é verdade porque os clientes procuram marcas autênticas, inteligentes e, acima de tudo, humanas.


O grande segredo é responder aos desafios e torná-los o personagem principal da história. O discurso deve ser pessoal e relevante para o nicho em que atua, por isso exige certas habilidades. Dessa forma, podemos criar uma estratégia aderente que impactará os seus resultados.

4 visualizações
bottom of page